Pensem vocês, logo pela manhã recebo a visita de minha Sogra com algo especial para mim e adivinhem o que era? Claro, favas de baunilha, fiquei parecendo criança quando ganha presente, agora fale mal das sogras. Rsrsr...
Bom, vamos ao que interessa?
Primeiramente, se você mora em uma cidade pequena é melhor começar correr atrás das favas, pois se for o caso de não encontrar tem a opção de comprar pela internet (faça uma busca no mercado livre).
Use um recipiente que possa ser bem vedado.
Escolha algum destilado como vodka, cachaça, rum ou conhaque. Há diversas bebidas que podem ser feito o extrato de baunilha, optamos pela vodka Smirnoff, faremos o teste.
RECEITA:
5 favas de baunilha.
500ml de vodka de sua preferência.
Primeiramente, lave delicadamente as favas e seque-as.
Para um excelente extrato, o melhor é que abra as favas e não retire as sementes, abra no sentido longitudinal, segure no cabinho dela, assim fica mais fácil o corte, e pode separa- las em duas partes.
No entanto o seu extrato ficará mais turvo.
Se não quer um extrato tão escuro, pode cortar apenas as pontinhas da fava.
Pode também, coloca-las inteiras, sem nenhum corte.
Caso precise usar as sementes da fava, você pode usar, não tem problema, vai obter um bom extrato, melhor do que qualquer um com conservantes.
Faça assim para cortar.
Sabem que não tenho uma boa câmera, então peguei esta imagem da internet mesmo. Sorry!
Assim é a baunilha aberta, tenha cuidado quando for abri-las, para não perder muita semente.
Cortadas e dentro do recipiente adequado!
Você pode optar por vidros de conserva, desde que as favas estejam sempre imersas totalmente no líquido, caso não consiga, pode corta-las!
Prontinho!!
E vocês não vão acreditar que fazem mais ou menos uma hora que terminei e já esta surgindo a uma corzinha, que coisa linda!!!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES, SIGA LENDO!
Agora que está tudo pronto, nos resta esperar, mas precisamos ter alguns cuidados como:
Deixar o recipiente em um local seco, fresco e se possível escuro, não pode pegar sol.
O seu recipiente precisa ser agitado umas duas vezes por semana, pelo menos uma vez, Não esqueça!!!
O tempo mínimo para consumo é de dois meses, mas o ideal seria esperar por 3 meses, assim você terá um produto melhor ainda, quanto mais envelhecido melhor ficará, não há um prazo de validade.
Passando os dois ou três meses aconselhamos dividir o produto em duas partes uma delas, deixe as favas e na outra adicione mais favas e complete com vodka, assim sempre terá extrato pronto, e não esqueça que quando retirar o conteúdo do recipiente original empurre as favas até que fiquem completamente imersas no extrato.
Quando seu primeiro extrato estiver no fim, use as favas para fazer açúcar de baunilha, apenas coloque as favas dentro de um recipiente com açúcar, logo terá um delicioso açúcar de baunilha.
Espero que tenham gostado!!
Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, teremos prazer em ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário